"...who'd have known, when you flash upon my phone i no longer feel alone"

- Lily Allen

BitchyList

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Oscareiro: Les Prédictions

Mesmo que the ho e eu não tenhamos ainda discutido Julie Christie, por Longe Dela, vou ousar e fazer minhas mini-predições do que acontecerá nas 8 principais categorias amanhã à noite no Kodak Theatre em Los Angeles.
A confissão é de que eu ainda não vi todos os filmes e muitos deles serão assistidos apenas depois do Oscar, quando terão o gostinho doce [ou amargo] da vitória [ou derrota]. Rs, eu explico. Esse ano as coisas parecem bem firmadas na maioria das categorias mais esperadas, mas sempre, eu digo SEMPRE, há as surpresas [ou falta delas] que melecam tudo. Esse ano há umas surpresas indesejadas aqui e outras desesperadoramente queridas acolá. Dessa forma, algumas categorias serão profetizadas apenas pelo buzz que têm recebido, ou seja, vou fazer a "maria vai com as outras."
Como acredito que quase ninguém também assistiu nem à metade dos filmes, devido ao sistema de lançamentos nesse país [américa do sul sempre se lasca], vou tentar resumir mais de três meses de buzz, assim como a Academia geralmente pensa em cada categoria. Então, vamos de baixo pra cima.
Ator Coadjuvante
Casey Affleck - O Assassinato de Jesse James
Javier Bardem - Onde Os Fracos Não Têm Vez
Phillip Seymour Hoffman -
Jogos do Poder
Hal Holbrook -
Na Natureza Selvagem
Tom Wilkinson -
Conduta de Risco
Durante toda a temporada de premiações Javier Bardem catou absolutamente tudo que veio pela frente: Broadcast Film Critics Association [BFCA], Globo de Ouro, SAG [Screen Actors Guild - "Sindicato dos Atores de Cinema e TV" americano], o BAFTA [o "Oscar" britânico]... Portanto, digo, confiando apenas nas premiações anteriores, que não há para nada e ninguém, mesmo que eu só tenha visto Seymour Hoffman em "Jogos do Poder".
Atriz Coadjuvante
Cate Blanchett - Não Estou Lá
Ruby Dee -
O Gângster
Saoirse Ronan -
Desejo e Reparação
Amy Ryan -
Medo da Verdade
Twilda Swinton - Conduta de Risco
Essa, das 8, é a categoria mais fudida. Ninguém sabe exatamente o que vai acontecer aqui. Todas, exceto Ronan ganharam coisas por aí: Blanchett tem o Globo de Ouro; Ryan, o BFCA; Dee, o SAG; e Swinton, o Bafta; daí a impossibilidade de prever. Eu gostei muitíssimo de Blanchett como uma das personas de Bob Dylan em NEL e Saoirse Ronan é uma estrela em Desejo e Reparação, mas última não tem buzz suficiente e a primeira já tem um Globo de Ouro [e há aquela história - nem sempre certa - de quem tem um não tem o outro...].
Minha predição vai a contra gosto para Ruby Dee. Não a assisti, nem às outras, mas a Academia às vezes gosta de premiar velhacas com 400 anos de carreira e nenhum Oscar. Dee tem 83 anos, uma longa carreira e esta é sua primeira indicação!! Enfim, eu torço por Cate, porém tem gente gritando Swinton bem forte por aí.
Melhor Ator
George Clooney - Conduta de Risco
Daniel Day-Lewis -
Sangue Negro
Johnny Depp -
Sweeney Todd
Tommy Lee Jones -
No Vale das Sombras
Viggo Mortensen -
Senhores do Crime
Day-Lewis foi outro que arrebatou tudo ano passado. TUDO! O cara foi simplesmente invencível ano passado e não nem um assovio longínquo que implique a vitória de outro. Porém, só por segurança, se não for ele é Viggo pelo maravilhoso filme de David Cronenberg. Johnny Depp tem sempre fãs incisivos, mas graças a D-us esse ano ele nem chega perto; quero ver Depp ganhando um dia por algum papel que normalmente iria para Tom Hanks.
Edição: Acabei de assistir Sangue Negro... e retiro o que disse. Daniel Day-Lewis é o único vencedor dessa categoria! Não me retifico sobre a atuação de Mortensen, ela foi realmente maravilhosa. Mas a de Day-Lewis foi incrível, hipnotizante e cruel de uma maneira que ficará em minha mente por muito tempo!!! ENTREGUEM LOGO O OSCAR DO HOMEM!!!
Melhor Atriz
Cate Blanchett - Elizabeth: A Era De Ouro
Julie Christie - Longe Dela
Marion Cotillard -
Piaf - Um Hino Ao Amor
Laura Linney -
A Família Savage
Ellen Page -
Juno
O BAFTA bagunçou tudo. Primeiro era certo que Christie ia levar devido sua ótima campanha [BFCA, Globo, SAG, New York Film Critics Circle etc], daí depois veio toda a campanha da mídia com Ellen Page e Juno, tirando Cotillard do segundo lugar na concorrência. Mas semana passada aconteceu a cerimônia do BAFTA e PAH!, Marion bagunçou tudo de novo. Ela ganhou um prêmio britânico e aquele povo é o paradigma da auto-indulgência.
Marion tem o papel que mais agrada ao drama-queenismo da Academia: fazer alguém famoso, uso de drogas, alcoolismo, enfeiamento etc. Porém ela é estrangeira, num filme estrangeiro e a última vez que isso aconteceu foi em 1960, com Sophia Loren em Duas Mulheres; e por isso aposto em Christie amanhã. Ellen Page é puro hype agora que indie é moda, Cortillard tem a barreira linguística, portanto, eu ainda fico com Christie.
Roteiro Original
Juno [Diablo Cody]
Lars And The Real Girl [Nancy Oliver]
Conduta de Risco [Tony Gilroy]
Ratatouille [Brad Bird]
A Família Savage [Tamara Jenkins]
Jenkins acabou de receber o Independent Spirit [prêmio do cinema independente], mas quem liga pra eles? Esse Oscar é de Cody e não tem quem me convença do contrário.
Roteiro Adaptado
Desejo e Reparação [Christopher Hampton]
Longe Dela [Sarah Polley]
Onde Os Fracos Não Têm Vez [Joel e Ethan Coen]
Sangue Negro [Paul Thomas Anderson]
Meu sonho seria que Hampton ganhasse, mas vou jogar seguro e dizer que os irmãos Coen levam a estatueta.
Melhor Diretor
Paul Thomas Anderson - Sangue Negro
Irmãos Coen - Onde Os Fracos Não Têm Vez
Tony Gilroy - Conduta de Risco
Jason Reitman - Juno
Julian Schnabel - O Escafândro e a Borboleta
É simples como apertar "ctrl b" na caixa de edição de postagens do Blogger e ativar o "negrito". Os Coen não ganharem o Oscar esse ano seria um daqueles choques maledetos que falei lá no topo da montanha desse post.
Melhor Filme
Desejo e Reparação
Juno
Conduta de Risco
Onde Os Fracos Não Têm Vez
Sangue Negro
É simples como apertar "ctrl b" na ca... oops, já escrevi isso. Mas é, nada mais a declarar.
Bonus Tracks:
- Trilha Sonora: se Dario Marianelli não ganhar por sua genial e maravilhosa trilha sonora de "Desejo e Reparação" eu mato um...
- Melhor Canção: Falling Slowly do musical Irlandês Once, que merecia mais indicações inclusive.
- Figurino: Para mim, Jacqueline Durran ganhar o Oscar, por seu trabalho em Desejo e Reparação, seria como se Keira Knightley tivesse ganhado também! Sinta só o poder desse vestido verde!!!!!!!

*Fotos fonte: The Film Experience
Cartazes FYC: Awards Daily

[Musique: Briony - Dario Marianelli]