Vou ser bem honesto logo de cara e ir direto ao ponto, sem firulas pseudo-racionais: este post é bem tendencioso!
Desde que comecei a gostar de Girls Aloud eu venho pensando nesta briga imaginária entre as 5 cantoras supermodelas eVampirella e as Strippers Pussycat Dolls. E pelo andar da minha carruagem, é fato que este juiz aqui já escolheu sua favorita.
Okay, vamos explicar a raxação.
De um lado temos Nicole Scherzinger [aka Vampirella] e sua trupe de backup dancers, em palavras mais diretas: las PCD. Do outro lado [do Atlântico] temos cinco garotas que ganharam um reality show inglês sem muita importância para nós sulamericanos, em palavras mais diretas: las manufaturas da industry*, Girls Aloud.
Desde que comecei a gostar de Girls Aloud eu venho pensando nesta briga imaginária entre as 5 cantoras supermodelas e
Okay, vamos explicar a raxação.
De um lado temos Nicole Scherzinger [aka Vampirella] e sua trupe de backup dancers, em palavras mais diretas: las PCD. Do outro lado [do Atlântico] temos cinco garotas que ganharam um reality show inglês sem muita importância para nós sulamericanos, em palavras mais diretas: las manufaturas da industry*, Girls Aloud.
Os prospectos reais das duas girl bands têm leves semelhanças, mas na minha cabeça elas fazem/faziam parte de um dos mundos favoritos da minha cabeça, les guilty pleasures. Daquelas que você gosta escondido no quarto ou nas cantorias de chuveiro.
Primeiro foram as PCDs.
Em finais de janeiro e boa parte de fevereiro assumi a diversão que há por trás das strippers mais famosas do mundo. Aham, as PCDs são a fraude mais descarada do indústria Pop. Cá está Lucas, que tem Spice Girls, Britney Spears e Christina Aguilera como primeiras referências de cultura pop, ou seja, sou muito bem acostumado com produtos Pop. Há este paradoxo em mim, um misto de otimismo e cinismo, que consegue enxergar qualidade nestes produtos. E de repente, eu me vi simplesmente me divertindo com insanidades das PCDs como Don't Cha, When I Grow Up e I Hate This Part. Simplesmente desliguei meu cérebro por um tempo e apenas raciocinei com a bunda.
Por que considero as PCDs uma fraude? Sério! Olhe bem para esta pseudo-banda que tem uma cantora que sonha ser Beyoncé e suas companheiras que não acrescentam em nada à composição. As Pussycat Dolls saíram de um divertido grupo kitsch-cool de "dançarinas exóticas" [eufemismo para go-go dancers], para um grupo de "dançarinas exóticas" que vão pra cama com os mega-produtores de seus álbuns.
Sorry, cascavel mode on. Mas reflita: qual é razão de existência das Pussycat Dolls? Toda girl band tem uma personalidade central, algo que une as diferentes personalidades de suas integrantes. Tipo, as Spice eram diferentes entre si, mas todas elas eram Spice-alguma-coisa; as PCDs são... são... no fim das contas, pouco importa porque os héteros não dão a mínima para o que elas falam, apenas prestam atenção nos movimentos de seus corpos, enquanto as héteros assistem seus clipes para aprenderem técnicas de strip-tease para os namorados. Como não sou mulier, muito menos hétero, cabe a mim mongolisses como tentar defini-las: Strippers!
Depois [agora em março] as britânicas do Girls Aloud [GA]...
...entraram em minha vida desocupada. Fruto de um reality show, o grupo foi formado em 2002 pra ganhar ainútil competição anual do #1 Xtmas Single do Reino Unido. Sound Of The Underground, seu primeiro single, foi de fato o número 1 em 2002, mas posteriormente, com o lançamento do álbum e de outros singles, vieram as surpresas.
Todos os trabalhos subseqüentes das GA revelaram-se produções primorosas e geniais da Xenomania. Este grupo de produtores britânicos têm sido responsáveis por boa parte dos melhores atos do ElectroPop e BritPop da atualidade - e acredito que eles viram nas Girls Aloud a oportunidade de desenvolverem a marca.
Daí uma diferença crucial entre Girls Aloud e Pussycat Dolls. Enquanto as primeiras são despidas de roupas e personalidades, as européias são todas tão lindas que mais se parecem supermodelos do que cantoras, tanto que há uma certa dificuldade em saber quem é quem. Mas, todas elas cantam de verdade e muito, mantendo arranjos vocais que transcendem a fórmula dos grupos pop, tanto quanto Xenomania desafia as barreiras da canção Pop.
Um álbum das GA que se aproxima da linha tarada das PCD é Tangled Up, de 2007. Ele é bem sexualizado como tudo das Dolls, porém as canções destas não são nada inovadoras, parecendo restos de outros trabalhos de seus produtores - os álbuns, então, têm singles óbvios e um resto de canções tapa-buraco. Já os álbuns das GA têm elevado o padrão das girls bands por serem obras completas, com todas as 13 ou 15 dignas de atenção e desenvolvimento. Em Tangled Up, todas as músicas são dignas de singles, videoclipes e desenvolvimentos.
Finish them!
Num paraíso de cigarettes and dance floors esta briga nem existiria, pois o importante era se jogar na eterna pista; porém, neste mundo de busca pela inovação pop, Girls Aloud arrazam em todos os quesitos, da qualidade musical à sensualidade inerente a qualquer Pop Diva. Pussycat Dolls são ótimas dançarinas de despedidas de solteiro, mas a vulgaridade delas só é legal até as 7 da manhã, quando a boate fecha. Já as supermodels são carismáticas e divertidas, como qualquer ato Pop de verdade deve ser, mas são ultra elegantes e finas. Por isso elas são consideradas pela crítica [européia, claro] como o girl act mais bem sucedido da história recente do Pop.
[Musique: Girl Overboard - Girls Aloud]
Primeiro foram as PCDs.
Em finais de janeiro e boa parte de fevereiro assumi a diversão que há por trás das strippers mais famosas do mundo. Aham, as PCDs são a fraude mais descarada do indústria Pop. Cá está Lucas, que tem Spice Girls, Britney Spears e Christina Aguilera como primeiras referências de cultura pop, ou seja, sou muito bem acostumado com produtos Pop. Há este paradoxo em mim, um misto de otimismo e cinismo, que consegue enxergar qualidade nestes produtos. E de repente, eu me vi simplesmente me divertindo com insanidades das PCDs como Don't Cha, When I Grow Up e I Hate This Part. Simplesmente desliguei meu cérebro por um tempo e apenas raciocinei com a bunda.
Por que considero as PCDs uma fraude? Sério! Olhe bem para esta pseudo-banda que tem uma cantora que sonha ser Beyoncé e suas companheiras que não acrescentam em nada à composição. As Pussycat Dolls saíram de um divertido grupo kitsch-cool de "dançarinas exóticas" [eufemismo para go-go dancers], para um grupo de "dançarinas exóticas" que vão pra cama com os mega-produtores de seus álbuns.
Sorry, cascavel mode on. Mas reflita: qual é razão de existência das Pussycat Dolls? Toda girl band tem uma personalidade central, algo que une as diferentes personalidades de suas integrantes. Tipo, as Spice eram diferentes entre si, mas todas elas eram Spice-alguma-coisa; as PCDs são... são... no fim das contas, pouco importa porque os héteros não dão a mínima para o que elas falam, apenas prestam atenção nos movimentos de seus corpos, enquanto as héteros assistem seus clipes para aprenderem técnicas de strip-tease para os namorados. Como não sou mulier, muito menos hétero, cabe a mim mongolisses como tentar defini-las: Strippers!
Depois [agora em março] as britânicas do Girls Aloud [GA]...
...entraram em minha vida desocupada. Fruto de um reality show, o grupo foi formado em 2002 pra ganhar a
Todos os trabalhos subseqüentes das GA revelaram-se produções primorosas e geniais da Xenomania. Este grupo de produtores britânicos têm sido responsáveis por boa parte dos melhores atos do ElectroPop e BritPop da atualidade - e acredito que eles viram nas Girls Aloud a oportunidade de desenvolverem a marca.
Daí uma diferença crucial entre Girls Aloud e Pussycat Dolls. Enquanto as primeiras são despidas de roupas e personalidades, as européias são todas tão lindas que mais se parecem supermodelos do que cantoras, tanto que há uma certa dificuldade em saber quem é quem. Mas, todas elas cantam de verdade e muito, mantendo arranjos vocais que transcendem a fórmula dos grupos pop, tanto quanto Xenomania desafia as barreiras da canção Pop.
Um álbum das GA que se aproxima da linha tarada das PCD é Tangled Up, de 2007. Ele é bem sexualizado como tudo das Dolls, porém as canções destas não são nada inovadoras, parecendo restos de outros trabalhos de seus produtores - os álbuns, então, têm singles óbvios e um resto de canções tapa-buraco. Já os álbuns das GA têm elevado o padrão das girls bands por serem obras completas, com todas as 13 ou 15 dignas de atenção e desenvolvimento. Em Tangled Up, todas as músicas são dignas de singles, videoclipes e desenvolvimentos.
Finish them!
Num paraíso de cigarettes and dance floors esta briga nem existiria, pois o importante era se jogar na eterna pista; porém, neste mundo de busca pela inovação pop, Girls Aloud arrazam em todos os quesitos, da qualidade musical à sensualidade inerente a qualquer Pop Diva. Pussycat Dolls são ótimas dançarinas de despedidas de solteiro, mas a vulgaridade delas só é legal até as 7 da manhã, quando a boate fecha. Já as supermodels são carismáticas e divertidas, como qualquer ato Pop de verdade deve ser, mas são ultra elegantes e finas. Por isso elas são consideradas pela crítica [européia, claro] como o girl act mais bem sucedido da história recente do Pop.
[Musique: Girl Overboard - Girls Aloud]