"...who'd have known, when you flash upon my phone i no longer feel alone"

- Lily Allen

BitchyList

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Recordações

Ontem à noite encontrei com duas amigas, tomamos umas cervejas, fumamos e conversamos. Elas contavam como no Universo Paralello, especialmente depois do Reveillon, as pessoas têm noções de tempo diferentes, criando assim diversos universos convivendo num só.
É engraçado como não é necessário se retirar de sua rotina normal, indo para um mega festival de cultura alternativa, para você notar como percebemos o tempo diferentemente. Sempre gosto, por exemplo, de no dia após uma noite de loucuras - daquelas que rendem e de repente você já está no dia seguinte, - recapitular todo o processo, desde o prólogo até o momento presente. Seila, é meu ego de escritor querendo sempre lembrar dos detalhes e de todas as anedotas dos acontecimentos.
Ontem, também, comecei a assistir Amarcord de Fellini e, conforme eu chegava no fim, ia tomando ciência de que justamente o mais adorável dos filmes dele é essa aparente não-coesão dentre os acontecimentos. Dos dois filmes que vi dele, este e A Doce Vida, ambos são recheados de acontecimentos quase soltos das vidas das personagens.
Estou longe de dizer que os filmes de Fellini não têm linearidade e que os acontecimentos do roteiro não têm propósito. Contudo, as coisas não parecem acontecer para desencadear outras; em "Amarcord" [que está mais fresco na memória] o roteiro parece não passar de uma série de recordações [e foi este o título dado em português] de uma cidadezinha italiana lá pela década de 1930.

*la gradisca [centro]*

É sabido que o filme é meio autobiográfico, mas nenhuma das histórias leva a outras ou a um clímax geral, digamos que o filme não é sobre um fato específico daquela cidade, nem mostra os acontecimentos como tijolos para este fato. E aí reside a genialidade do roteiro, pois ele se aproxima ao máximo da vida.

Ontem também vi um vídeo noob sobre isso, sobre a vida ser feita de acontecimentos. E na nossa percepção diária [e limitada] do tempo é assim que as coisas se apresentam. A maioria de nós [acho que graças a dios] não vive pensando que cada ação instantânea é pavimento para o futuro, apenas vivemos e pronto. Mas por saber disso e ser obcecado pelo tempo que acredito nas recordações e em mantê-las vivas dentro de mim.

Desejum Com... Ana Maria Bre Braga

ACOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORDA MENIIIIIINE!!

Há anos eu não vejo TV convencional. Como não tenho TV a cabo, não assisto TV nenhuma - apenas a ligo para ver filmes e... dormir! Aham, depois que aconteceram fenômenos metafísicos estranhos durante meu sono, eu não consigo dormir em silêncio e brêu completo.

Assim, durante a semana eu acordo sempre quando está passando Mais Você, com Ana Maria Braga falando alguma baboseira de auto-ajuda ou, por sorte, alguma receita maravilhosa que me faz pular da cama e começar o dia ótimo!

O mais divertido de Ana Maria Braga é que ela é daquelas figuras públicas meio detestáveis. Há algo levemente sexista em seu programa de variedades para donas-de-casa, ela é politicamente de direita [e do tipo que faz campanha], e tudo nela é extravagante do jeito errado: seu cabelo oxigenado destoa completamente do bronzeamento artificial, sem contar que tem mais botox em sua cara do que órgãos.

*ate tu googoooooooooool!!*

Porém, Ana Maria Braga é um dos melhores guilty pleasures da televisão brasileira. Primeiramente ela realmente te rouba pela boca. Pense nesta pessoa que vos escreve, na fase mais diariamente bêbada, acordar com aquela semi-ressaca e ser recebido com S.O.S.s de Chocolates ou Macarrões com Shitake! E considerando que tenho apreço mortal pela culinária [aka eu como pra caralho!], eu não consigo imaginar que uma pessoa que me acorda com todas essas comidas seja completamente detestável. A não ser que ela na verdade seja a bruxa João e Maria.

*casa da Ana Maria Braga*

Desta forma, eu simplesmente saí do armário há algum tempo e assumi que Ana Maria Braga é MAAAAAARA! A ponto de eu querer conhecê-la pessoalmente e obrigá-la a ser minha amiga!

*risors*

[Musique: Chinese - Lily Allen]