"...who'd have known, when you flash upon my phone i no longer feel alone"

- Lily Allen

BitchyList

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Oscareiro: Fim de Abstinência

Argh! Depois de 12 meses sem ter os orgasmos que só uma cerimônia do Oscar pode me proporcionar, domingo eu gozei. E que orgasmo foi!! Adorei quase todos os momentos que pude ver [afinal, assistir ao Oscar pela Globo é uma BOMBA! ¬¬], adicionado ao Live Chat que promovi no MSN com alguns amigos. Entre cada categoria eu corria para o PC para comemorar e/ou discutir.
Numa cerimônia com um clima rápido [alô greve!], as surpresas agradáveis e desagradáveis ocorreram. Uma delas foi os bolos de casamento com peruca que eram os vestidos de Elizabeth 2, terem recebido a estatueta em detrimento do maravilhoso vestido verde de Desejo e Reparação. Aliás, a falta de amor pelo filme de Joe Wright foi horrível, mas prazer eu tive quando Dario Marianelli subiu para pegar seu Oscar pela trilha genial de "Desejo".
Das minhas previsões, eu, felizmente, errei duas.

# Grandes Surpresas

1. Melhor Atriz Coadjuvante para Tilda Swinton
Ela havia ganhado o BAFTA recentemente, mas o BAFTA sai depois que as fichas de votação da Academia retornam para a Academia... bah, eu não vou ficar perdendo tempo com teorias longas. Minha surpresa com a vitória dela em relação ao Oscar é que para mim era Blanchett ou Dee. Mas no fim das contas fiquei feliz com minha falha na previsão, que foi feita num momento de ceticismo, portanto, os votantes pareceram ao menos terem assistido aos filmes, não indo pela segurança da mais chamativa [Blanchett] e da tradição [Dee]. Isso só levanta a moral da Academia ok!
2. Melhor Atriz para Marion Cotillard
Mas nem tanto; porque um grande time de estrelas [mais ou menos] influentes na Academia, como George Clooney e Keira Knightley declararam torcida a ela. No momento que o envelope foi aberto e seu nome dito, um choque pleno em felicidade me apossou, especialmente ao ver o rosto de sua maior concorrente, Julie Christie, comemorar sua vitória. E agora há pouco, quando revi o momento e reparei a cara de excitação de Blanchett, fiquei ainda mais emocionado.
Para os Oscar maníacos a torcida era para Christie e torci por ela até o último momento. Mas a performance de Marion foi incrívelmente carismática, eu não resisti a ela mesmo com um filme tão medíocre quanto Piaf. No Oscareiro sobre Marion e Cate eu declarei que não ficaria zangado caso ela ganhasse; e não fiquei. Reflita, como ficar zangado com isso?


#Sem Surpresas, Graças a D-us!!

1. Daniel Day-Lewis
Tive o prazer de assistir Sangue Negro horas antes da cerimônia e mel filium, eu não só declarei que não tinha para mais ninguém, como me apaixonei pelo homem! E quando ele subiu e se fingiu de súdito da rainha recebendo seu segundo Oscar das mãos de Helen Mirren... derreti OQÜEY!! Mas eu morri mesmo no momento em que ele começou a falar com aquela voz serena e baixa, tão devidamente pausada e pontuada que era impossível desviar a atenção dele, especialmente porque não restava mais nada do Mr. Plainview naquela voz! D-US!! Daniel Day-Lewis é DELS!!!
2. Melhor Canção para Falling Slowly [Once]
Durante as performances das candidatas a melhor canção, geral no chat esculhambava as músicas de Encantada. Beleuza-creuza que eram 3 músicas do filme, mas Happy Working Song [que não tive o prazer de ver Amy Adams cantar] e That's How You Know evocam maravilhosamente um passado de Disney que é bem mais interessante artisticamente que o presente. Enfim, quando Glen Hansard e Marketa Irglova subiram ao palco para cantar "Falling Slowly", foi um prazer ver geral no chat se derretendo pela música. Aproveitei e fiz um **8**mega-mersham***88** do filme e foi maravilha quando eles finalmente ganharam.

#MELHOR MOMENTO EVER!

Foi um acontecimento histórico! Nunca na história da Academia, um vencedor do Oscar voltou posteriormente para fazer seu discurso. Glen falou falou falou e na hora que Marketa tentou, cortaram o microfone e a orquestra começou a tocar, which means: GET OOOOOOOOOOOOOOOOOUT!!!
Mas após o intervalo, Jon Stewart fez questão de trazê-la de volta para que ela desse seu agradecimento e que maravilha ele foi!! Mesmo que ela tivesse dado apoio ao mundo Indie [crise existencial que será posteriomente destilada aqui], seu discurso foi lindo e o momento foi, como
the ho disse em seu site: "um daqueles momentos extremamente raros do Oscar, em que a Academia restitui sua fé nela, mesmo com possíveis futuros erros."

[Song: When Your Mind's Made Up - Glenn Hansard and Marketa Irglova]