"...who'd have known, when you flash upon my phone i no longer feel alone"

- Lily Allen

BitchyList

sábado, 31 de maio de 2008

NoobTimes: Balada do Stalker - Stepping In The Dark Side!

Ontem eu fiquei com a piriquita acesa por escrever logo de uma vez isso aqui, mas no fundo não havia tempo, la bohême já me esperava há algumas horas, mas juro juro que tava difícil sair e largar os amplificadores do computador estourando Missy Elliott nos meus tímpanos. Mas não é só dela a Balada do Stalker de hoje, e sim de todo um estilo o qual, como disse ontem, nem Madonna, com sua mais nova reinvenção, nem Mariah conseguiram me deixar tão curioso quanto Nelly Furtado o fez nos últimos dias. O estilo em questão é a bafônica Black Music, que tem variáveis bem mais ricas que o preconceito deixava eu ver.

Missy Elliott é uma rapper, disso não se tem dúvidas. Mas o que eu não sabia era que as produções de seus álbuns eram tão boas e conceituais. Amiguinha de Timbaland, eles foram dois dos responsáveis na revolução do Hip Hop ocorrida no fim dos anos 1990 - acrescentando batidas mais elaboradas, com loucurinhas que superavam a base repetitiva do Rap tradicional.

Mas Lucas, apesar de estar maravilhado em geral com o trabalho de Missy, escolheu como sua contribuição stalkerina uma das músicas mais bizarras da cantora: Get Ur Freak On, que já embalava meus sonhos de dancefloor, mas agora tem um gosto ainda melhor de novidade, considerando que seu gênero é sua mais nova curiosidade.

Porém, é Esthero, uma canadense que faz trip-hop que me mostrou a faceta mais saborosa da Black Music. Misturando Soul, Hip Hop, Rap [há diferenças entre os dois, mas isso é pra outra história] e música caribenha, lido assim o som de Esthero pode soar como um sambão do crioulo doido, mas em seu segundo álbum, Wikked Lil' Grrrls - por exemplo, - tudo é perfeitamente harmonizado, com uma produção tendo instrumentos entrando e saindo em tempos perfeitos, a orquestração das músicas é coisa de gente madura! E ela tem só 29 anos!!!

Segundo a lenda, depois de sair de casa, em Harriston - Canadá, aos 16 anos e ir para Toronto sozinha, Esthero passou a cantar em bares enquanto fazia bicos para ganhar grana. Ela conheceu uma dupla de empresários que cuidaram dela até seus 18 anos, quando eles marcaram uma entrevista com o presidente canadense da EMI, Michael Mccarty, que - maravilhado com seu charme - mesmo sem a ter escutado cantar uma nota sequer marcou e pagou para gravações de uma demo.

Desde então Esthero é declarada influência para uma série de artistas, dentre eles Nelly "Nellstar" Furtado. Foi por ela que conheci Esthero, anos atrás quando virei fã e conheci a linda canção I Feel You, b-side do cd-single de I'm Like A Bird. Contudo, foi só agora que eu baixei e vim a conhecer maravilhosas canções como Thank Heaven 4 You, Wikked Lil' Grrrls, Bad Boy Clyde e My Torture. E é bem ela que está abaixo no vídeo.
Mais abaixo, a de Missy.



Nenhum comentário: