"...who'd have known, when you flash upon my phone i no longer feel alone"

- Lily Allen

BitchyList

terça-feira, 10 de novembro de 2009

GaGa Criando Perfeitos Bad Romances


Ontem à noite, eu e dois amigos discutíamos Lady GaGa, especialmente sua atual posição como única manipuladora de imagem da cena Pop atual. Mas acredito que ninguém estava preparado que ela, já no vídeo seguinte, superasse a genialidade de Paparazzi. Mas voilá, Bad Romance estreou. [O link direto do YouTube ainda não existe, mas ali tem o link pro site oficial.]

Pode-se dizer que "Bad Romance" é uma faixa Dance-Pop fácil, com letras beirando a mongolisse [Rah-rah-ah-ah-ah!/Rom-mah-rom-mum-mah!/GaGa-oo-la-la!/Want your bad romance], mas ela possui os elementos necessários para se tornar clássico de pistas e rádios: Rah-rah-ah-ah-ah!/Rom-mah-rom-mum-mah!/GaGa-oo-la-la!/Want your bad romance [e a facilidade de ter isso preso no seu cérebro por horas].

Porém, eu como entusiasta de GaGa desde seu estouro com Just Dance, vejo muito mais. Sei lá se em seu processo criativo, enquanto escreve e produz uma canção, ela já fica pensando no tipo de vídeo que fará e qual será todo o conceito imagético por trás daquela faixa. Mas todo o seu design mental é explicitado nesse vídeo.

Primeiro, a música podia ser de qualquer pop-bitch atual - o que faz ela essencialmente Lady GaGa é a própria GaGa. Rah-rah-ah-ah-ahs definitivamente não soariam bem sob os vocais sintetizados de Britney ou o timbre de diva de Beyoncé. Lady GaGa não apenas escreveu essas coisas nonsense como ela imprimiu em cada verso da canção a monstruosidade artística que escolheu e pesquisou para o The Fame Monster.

Depois vem esse vídeo. "Bad Romance" é trending topic no twitter desde hoje de manhã e, dentre os comentários, alguma idiota escreveu que o vídeo era muito branco e que GaGa precisava de uma cor. Mas nesse mundo em que a coisa mais pop do momento é a saga Crespúsculo, GaGa remete-se em seu clipe ao mundo vampírico e pálido dos [verdadeiros] dramas de terror, como o clássico de 1994 Entrevista Com O Vampiro.

A fotografia plastificada mantém a estética obcecada pela perfeição da Fama associada a todas as bizarrices inerentes a GaGa: os vocais graves, os olhos maximizados quase desumanos e, claro, a direção de arte de seu time criativo Haus Of Gaga e o figurino ultrajante de Alexander McQueen.

Apesar de famosa por sua extravagância e exagero, não há nenhum exagero nesse vídeo que pareça fora de lugar ou que não fora pensado e magistralmente arquitetado. Com "Bad Romance" Lady GaGa, em menos de dois álbuns, mostra que não tem mais o que provar para se firmar como ícone da Pop Art. Se ela vai ter mais de 20 anos de carreira, ninguém sabe; mas por enquanto ela não tem nada que a impeça.

[Musique: Bad Romance - Lady GaGa]

Nenhum comentário: